quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Cachoeira Vantagens e Desvantagens Modelo


O modelo em cascata original, publicado por Winston W. Royce em 1970, era de fato não identificado pelo próprio nome com o qual a conhecemos hoje. Royce, de fato, apresentou o modelo como um modelo falho e não-trabalho. Mas, por causa das diversas vantagens que esta abordagem para a concepção e implementação de software apresentado, logo se tornou muito popular no mundo do desenvolvimento de software. No entanto, antes de ir para as vantagens e desvantagens cachoeira modelo, aqui é o modelo em cascata explicou brevemente.

Modelo Cachoeira - Modelo de Desenvolvimento de Software

O aspecto mais importante do modelo de cascata é que nenhuma das fases pode ser iniciada com antes da fase anterior estiver completo. O ciclo de vida do software tem que seguir a sequência. O modelo em cascata original concebido por Royce consistiu nas seguintes sete etapas:

* Especificação de Requisitos

* Design

* Construção

* Integração

* Teste e depuração

* Instalação

* Manutenção

No entanto, várias modificações foram trazidos para este modelo em cascata como e quando necessário. Aqui, neste artigo, vamos tentar entender um modelo em cascata simples, dividido em seis fases. Há uma sétima etapa que é o mesmo que o da primeira fase, os requisitos, mas segue-se a última etapa e é referida como a manutenção actualizada. Vamos tentar entender cada uma dessas etapas uma a uma.

Fase 1: Requisito Fase

Se você criar um pequeno programa para somar dois números ou você está no desenvolvimento de um sistema de software para a automação de uma companhia aérea inteira, esta é a primeira etapa que não pode nunca ser substituído. A menos que você saiba o que está indo para a concepção, não se pode abordar o problema. Aqui, as especificações do produto ou o produto final é estudada e marcada. Se o software que vai ser desenvolvido não deve conter determinados recursos, por motivos como a segurança, então ele também é mencionado neste estágio.

Fase 2: Especificação Fase

Com todos os requisitos e as restrições na mão, uma visão final de como o produto deve ser exatamente, está decidido. A forma exata em que o software deve funcionar é mencionado neste estágio.

Fase 3: Fase de Projeto

Bem, aqui o trabalho real começa. Todo o tipo de recurso, que será necessária para a concepção lisa do software é mencionado aqui, nesta fase. Que tipo de banco de dados será necessário, que tipo de dados deve ser apoiada, etc, são alguns dos aspectos importantes que são decididas nesta fase. O algoritmo do processo no qual o software deve ser concebida é feita nesta fase. Este algoritmo forma a espinha dorsal para a parte real de codificação na próxima fase.

Fase 4: Fase de Implementação e Teste

Agora começa a parte de codificação. Aqui, o software é projetado de acordo com o algoritmo. Por isso, torna-se muito importante que o algoritmo deve ser adequadamente concebido. O software projetado como por o algoritmo precisa passar por testes de software constante e processos de correção de erro para descobrir se há alguma falha ou erros. A saída desta fase deverá ser um software bem concebido, que é a par com o algoritmo projetado.

Fase 5: Fase de Integração e Testes

Aqui os vários códigos criados por programadores diferentes são integrados e é testado se o software funciona conforme as especificações fornecidas. A configuração do software final que tem de ser instalado no sistema de cliente é também desenvolvido e testado de modo a que o cliente não enfrentar qualquer problema durante a instalação do software. O produto é então entregue ao cliente.

Fase 6: Fase de Manutenção

O trabalho de desenvolvimento de software não termina com a entrega do software para o cliente. Os projetistas de software pode ter que constantemente fornecer suporte ao cliente para resolver qualquer dos problemas que possam surgir. Pode haver algumas falhas que se detectados durante a implementação efectiva do projecto. Durante a fase de manutenção e suporte a depuração é fornecido para todos esses problemas.

Fase 7: Fase novas exigências

Tempos de mudança pode exigir que os requisitos do produto ser alterado. A empresa cliente pode estar se expandindo para outros campos e pode querer novos recursos sejam adicionados para o software existente. Por isso, é muito importante que os requisitos de actualização ser tomadas a partir do cliente. Isso requer o ciclo de vida do produto para iniciar tudo de novo.

Agora, eu espero que a pequena explicação dada acima deve tê-lo ajudado a compreender o modelo cascata. Com esse conhecimento em mãos, vamos tentar entender as vantagens e desvantagens do modelo em cascata.

Cachoeira Vantagens e Desvantagens Modelo

Vamos agora tentar responder à pergunta básica, quais são as vantagens e desvantagens do modelo em cascata?

Vantagens de modelo Cachoeira

O modelo em cascata é o modelo mais antigo e mais largamente utilizado no campo do desenvolvimento de software. Existem algumas vantagens do modelo em cascata, o que faz com que seja o modelo mais utilizado ainda. Alguns deles podem ser listados como abaixo.

* Não é preciso mencionar, é um modelo linear e, naturalmente, os modelos lineares são os mais simples para ser implementado.

* A quantidade de recursos necessários para implementar este modelo é mínima.

* Única grande vantagem do modelo cascata é que a documentação é produzida em cada etapa do desenvolvimento do modelo cascata. Isto faz com que a compreensão da concepção do produto processo mais simples.

* Após cada etapa importante de codificação de software, o teste é feito para verificar o funcionamento correto do código.

Desvantagens do modelo em cascata

A questão que deve estar incomodando você agora é que, com tantas vantagens na mão, o que poderia ser as possíveis desvantagens do modelo em cascata. Bem, há algumas desvantagens deste modelo amplamente aceito também. Vejamos alguns deles.

* Ironicamente, a maior desvantagem do modelo cascata é uma das sua maior vantagem. Você não pode voltar, se a fase de projeto deu errado, as coisas podem ficar muito complicada na fase de implementação.

* Muitas vezes, acontece que o cliente não é muito claro o que ele quer exatamente a partir do software. Todas as alterações que ele menciona entre pode causar muita confusão.

* Pequenas mudanças ou erros que surgem no software concluída pode causar uma série de problemas.

* A maior desvantagem do modelo em cascata é a de que, até à fase final do ciclo de desenvolvimento está completo, um modelo de trabalho do software não estar nas mãos do cliente. Assim, ele não está em uma posição de mencionar se o que foi projetado é exatamente o que ele tinha pedido

O modelo em cascata, tal como já foi mencionado, é, evidentemente, o modelo o mais amplamente utilizado. Existem várias versões da mesma, que permitem algumas fases modelo em cascata a sobreposição ou comentários a serem tomadas após cada fase, o que faz projetar o software muito mais simples. Portanto, este, em suma, era tudo sobre as vantagens e desvantagens do modelo cachoeira. Apesar das desvantagens, as muitas vantagens deste modelo de assegurar que se mantenha um dos modelos mais utilizados no campo do desenvolvimento de software....

Nenhum comentário:

Postar um comentário