quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Valorização Computador Para Iniciantes (Parte 1)


Para aqueles que realmente querem ser perfeitos em operação de computadores e compreensão, este artigo, que deve vir em 'partes' vai levar você suavemente desde o básico de computador para o uso do complexo do software no sistema. Antes de um começa a usar os programas do sistema, ele ou ela quer entender os componentes do sistema e sua utilização. E assim eu desejo que você saiba o significado de computador e, provavelmente, as gerações de computador.

Definição de um sistema de computador
Computador é definido de muitas maneiras por muitas pessoas com base em sua área de especialização. Um computador é um conjunto de dispositivos interligados e interativo, que utiliza componentes eletrônicos para executar uma operação pré-definida com precisão. Mas, em geral, um sistema de computador pode ser simplesmente definido como um dispositivo electrónico, o qual é capaz de aceitar dados como entrada, processar os dados, armazenar os dados e fornecer um resultado de saída em forma legível por humanos. As quatro partes básicas de um computador são Unidade de monitor, teclado, mouse e sistema.

Uma Breve História do Computador
História do computador eo desenvolvimento é sempre atribuída a Charles Babbage, o Pai de computadores e Ada Lovelace Senhora, a Mãe de Programação. O computador que temos vindo a usar hoje perfeitamente sem muito estresse e dificuldade não foi inventada a forma como temos visto, mas passou por uma série de processos e etapas. Existem cinco gerações de computador como brevemente discutidos abaixo:

Computador de primeira geração (a tecnologia de tubo de vácuo)
Esta geração de computadores consiste de computadores desenvolvidos entre 1944 e 1959. ENIAC (Numerical Integrator eletrônico e calculadora), EDSAC (Computadores temporizador eletrônico de armazenamento automático) e UNIVAC 1 e 11 são computadores de primeira geração. Esta geração de computadores eram muito volumosos, dissipa muito calor, alguns eram muito pesadas, pesando até 200 toneladas. Por causa do calor, que precisavam de sistema de arrefecimento especial. A tecnologia característica desta geração foi a utilização de tubos de vácuo, como os blocos de construção básicos para as peças lógica dos computadores. Em termos de velocidade eram muito lentos em comparação com os computadores de gerações posteriores.

Computador de segunda geração (a tecnologia de transistores)
A tecnologia, que deu as características distintivas dos computadores de segunda geração, foi a tecnologia de transistores. Embora este dispositivo foi desenvolvido em 1948 na Bell Telephone Laboratories, e foi utilizada em grande parte do mundo electrónico, não foi até 1959, que foi introduzido no fabrico de computadores. Estes transistores substituíram os tubos de vácuo volumosos. Além de fazer tudo o que o tubo de vácuo pode fazer, os transistores iria fazê-lo com maior confiabilidade, com a exigência de menos energia, geram menos calor, menos onerosa para fabricar e muito menores em tamanho. Os computadores desenvolvidos entre 1959 e 1964 são chamados os computadores de segunda geração. Exemplos: IBM 7030, 7070, 7090, 7094, Boroughs série 200, III, UNIVAC Mel poços 800 etc O desenvolvimento de linguagens de programação de alto nível como FORTRAN e COBOL foi outra inovação trazida pelos computadores de segunda geração e eram 10 vezes mais rápido do que a primeira.

Terceiro Computadores geração (tecnologia de circuito integrado)
Entre 1964 e 1971, os computadores de terceira geração foram desenvolvidos. Foi a tecnologia de circuitos integrados que abriram as portas para os computadores de terceira geração. Na verdade, podemos dizer que a tecnologia de circuitos integrados realmente revolucionou a tecnologia de computador em si. Os circuitos integrados são conectados a um pequeno pedaço de chip de silício. Esta cam tecnologia progressivamente de Integração de Pequena Escala (SSI), que continha cerca de 20 transistores e diodos interligados, através da Integração de Média Escala (MSI), que teve mais de cem transistores interligados em um único chip, para Large Scale Integration (LSI) de mais de dez de milhares de transistores e diodos em um único chip. As realizações da tecnologia de circuito integrado levou a ainda mais rápidos, computadores mais confiáveis, barato e pequeno porte, cujos poderes eram múltiplos daqueles das gerações anteriores. Na ação, esta geração de computadores deu à luz os mini computadores, cujo poder de operação era mais do que a geração anterior, maior confiabilidade e velocidade, mas era muito menos em tamanho e custo. Eles poderiam fazer cem vezes muitos cálculos por segundo e cem vezes mais rápido do que os seus homólogos de segunda geração poderia. Exemplos: IBM 31360-31370 série, CDC 6600, 7600, Boroughs B5000 e PDP Série II.

A Quarta Geração (Computadores VLSIC Micro Tecnologia
A grande escala de circuito integrado (VLSIC), tornada possível pela tecnologia micro do período de 1971-1982 inaugurou a quarta geração de computadores. VLSIC tem entre 5.000 e 50.000 portas (transistores), sobre a qual as micro-processadores foram construídos. O efeito desta tecnologia era menor e menor, mas mais e mais poderosos computadores cuja velocidade e confiabilidade banalizado os das gerações anteriores. Esta época também produziu os computadores micro-que poderia fazer o trabalho da primeira geração de computadores de grande porte com milhares de vezes mais rápido de velocidade e preços acessíveis até mesmo por indivíduo. Esta geração também produziu uma grande variedade de pacotes de software, como pacotes de processamento de texto, gráficos, jogos, pacotes de planilhas e sistemas de gerenciamento de banco de dados. Recursos de rede também foram realçadas nesta época. Exemplos de computadores de quarta geração incluem o IBM 3033, HP 3000 mini-computadores, a Apple II, Boroughs B7700.

Computadores quinta geração (Era da Inteligência Artificial)
A tecnologia desta geração de computadores é caracterizada pela Scale Integration Super Grande (ULSI), Scale Integration Ultra Large (ULSI), o processamento paralelo, Inteligência Artificial, Processamento da Fala, Reconhecimento de Padrões e Sistema Especialista. As características distintivas desta geração de computadores são a sua grande velocidade e poder. Contínua miniaturização dos computadores é a ordem do dia, mais novos, computadores menores e mais poderosos são vistos de dia para dia. Microcomputadores poderosos têm hoje diminuído a capacidade do mainframe dia mais velho. Pentium II placa-mãe com velocidade de clock superior a 300 MHz e de espaço de armazenamento em disco rígido mais de 20 Gigabytes com capacidades incríveis, estão agora acessíveis até mesmo por pessoas com baixos rendimentos. Networking, variando de área, local amplo para Internets são as características comuns desta geração de computadores e reduziu todo o mundo em uma aldeia global....

Nenhum comentário:

Postar um comentário